talvez minha vida seja assim

www.orquideavioleta.blogspot.com

30.10.06

Visibilidade

Passeando por sites GLBT, encontro um texto sobre a visibilidade lésbica. Aí vão trechos:

"Para fazer caminhada lésbica a fim de reivindicar direitos, junto aos poderes públicos, em diferentes áreas, obviamente tenho que fazer uso da visibilidade. (...) Para evidenciar as lésbicas nas paradas que são ainda majoritariamente masculinas, a gente bota um carro só de mulheres na avenida. Então, a visibilidade é sempre um meio para atingir um fim. (...) Mas não é um fim em si mesmo. Fora do contexto das reivindicações, para que ostentar a nossa orientação sexual?"

"Em nenhum momento, fora de meu contexto de militância, tive qualquer preocupação de ser “visível”. Se andava com a namorada de mãos dadas há 26 anos, é porque éramos namoradas e não porque estivéssemos preocupadas com visibilidade."

Sou só eu que acho ou essa argumentação não faz sentido? Primeiro ela fala que a visibilidade é importante na militância mas que a orientação sexual de cada um não deve ser "ostentada" no dia-a-dia. Depois ela fala que andava de mãos dadas com a namorada não para "ostentar" ou para ser "visível", mas porque eram namoradas. Ué? Mas não é exatamente isso que o movimento propõe?

Ao meu ver, a importância da visibilidade é você poder andar de mãos dadas na rua com sua namorada como algo natural. A idéia não é namorar em público para aparecer, mas namorar em público como qualquer casal "normal" heterossexual faria.

Tenho visto muito isso dentro do próprio universo gay. A pessoa se assume, "vira" gay 24hrs por dia e todos criticam, argumentando que o outro faz isso "para aparecer" ou que "ninguém precisa saber que ele é gay". O que eu não vejo é as pessoas se perguntarem "por que não?". Por que não ser gay no dia-a-dia se os héteros podem ser héteros no dia-a-dia? Por que não dar pinta? O que há de errado nisso?

Aí a questão deixa de ser entre a "ostentação da orientação sexual" ou a "importância da visibilidade" e passa a ser uma questão de respeito e igualdade. Se a maioria do mundo anda de mãos dadas e namora em público, por que eu não posso agir assim também?

Marcadores: ,

5 Comentários:

Em 31/10/06 11:29, Anonymous Anônimo disse...

Eu concordo com voce... Eu namoro minha gata em publico, andamos de mãos dadas, todos sabem que namorarmos, todos menos o pessoal do meu trampo, mas a maioria sabe. Eu adoro poder ir numa loja e a atendente chegar e perguntar se somos irmãs (normalmente acontece isso) e eu dizer que somos namoradas... É muito legal!!!

E voces?? Não saem do armario???

hehehe


Beijoss

 
Em 31/10/06 21:03, Blogger Violeta disse...

Meu Deus!! Nessas horas tenho a certeza de que namoro a menina certa!! =)

As pessoas não entendem o significado da palavra visibilidade, acham que ela só deve ser usada em militâncias extremas, como uma parada LGBTTS ou uma caminhada de lésbicas. Esquecem que saímos do armário todos os dias e várias vezes, agindo apenas "normalmente", como os heteros fazem. Visibilidade é importante para que as pessoas tenham que lidar com o "problema" e passem a respeitar umas as outras.

beijos!

 
Em 4/11/06 18:00, Anonymous Anônimo disse...

As pessoas só aceitam ser discriminadas pela sociedade pois deixam de namorar em público, aceitam como algo errado...
Eu beijo, namoro e não me importo com o que falam!!!
Antigamente falavam muito que mulheres não podiam namorar em público, hoje em dia está super libarado com pegadas, e todo mundo se diverte, então por que não homossexuais namorarem normalmente iguais os heteros?
Acho que o preconceito surge da própria pessoa que é homossexual, tem medo do que a sociedade venha falar... mas o que eu acho mais ridículo, é que deixam de ser felizes!!!

 
Em 7/11/06 11:56, Blogger Sara disse...

não fala mais né...;/



beijos com sabor de despedida.

;*

 
Em 7/11/06 21:36, Anonymous Anônimo disse...

Acho que visibilidade é toda forma de mostrar que merecemos respeito, seja militando, seja sendo simplesmente eu mesma junto com a minha namorada. Também não entendo porque as pessoas tentam dissociar tanto uma coisa da outra... há hora certa pra se lutar pelos direitos da gente e a hora para apenas agir conforme qualquer pessoa agiria, homo ou hetero.

 

Postar um comentário

<< Home