talvez minha vida seja assim

www.orquideavioleta.blogspot.com

19.12.06

Natal está chegando...

... e o que você fez pelos outros esse ano?

Tá, eu sei, essas 'reflexões-de-fim-de-ano' são um saco. Não vou falar de 'espírito natalino', nem de 'compaixão' ou 'solidariedade' (essas palavras sempre me parecem 'vamos ter pena de quem tem menos que nós'). O que vou falar aqui é de humanização.

Estamos tão acostumadas ao mundo do jeito que tá que tudo é 'normal'. Tem gente passando fome? Que droga. Pessoas morando nas ruas? É triste, mas é só virar o rosto ao passar de carro por elas. Para onde olhamos há desigualdade, mas 'é assim mesmo', 'fazer o quê?' Afinal, 'não fui eu quem criou o mundo'.

O que falta, na minha opinião, é humanizar as pessoas. É fazer com que todos percebam que não, não é normal. O mundo tá errado, tá fudido, e as pessoas que têm menos não devem ser menos por isso. Aliás, é preciso que olhemos todas as pessoas como pessoas, e não como 'coisas'. Pessoas que sentem, que vivem, que sofrem, que deveriam ter acesso às mesmas coisas que nós - mas não têm. Gente que não tem comida, não tem abrigo, não tem lazer, não tem cultura, não tem direitos.

Claro, não podemos mudar o mundo sozinhas. Mas podemos começar por algum lado. Que tal doar algumas roupas que estão paradas no guarda-roupa para alguma instituição? Ou dar brinquedos para a ala pediátrica de um hospital? Adotar um bichinho de rua, em vez de comprar um bicho de raça. Parar de comer carne (essa eu não consigo, mas se alguém se identificar, é uma ótima maneira de começar). Ajudar a organizar a biblioteca de sua escola. Adotar uma carta (para quem não entendeu, é só clicar aqui). Fazer um mutirão para limpar a área de lazer de seu bairro. Doar sangue. Parar de consumir produtos de marcas que testam em animais (veja a lista aqui). Sair do armário. Descobrir se há coleta seletiva em sua cidade e, em caso afirmativo, separar o lixo. Não rir de piadas machistas e homofóbicas. Reclamar ao comprar produtos com defeito. Acompanhar o que anda fazendo o político em quem você votou (os mandatos começam agora em janeiro, é uma boa hora para começar a fazer isso). Se disponibilizar para gravar livros em CDs para que cegos possam ouvi-los. Participar de campanhas contra o preconceito (muitas vezes, não é preciso nem mostrar a cara). Tomar alguma atitude.

Muita coisa pode ser feita. O que você vai fazer ano que vem?

Marcadores: ,

5 Comentários:

Em 20/12/06 00:25, Blogger Marcelo disse...

Bá!, nos (pelo menos meus) dedos.

 
Em 20/12/06 21:54, Anonymous Anônimo disse...

Vc tem razao...é uma sociedade hipocrita(a começar por nós...)que so pensa em caridade nessa epoca do ano(so existe fome no natal ne incirvel??)Bjao pra vc e parabens pelo excelente post!

 
Em 21/12/06 10:05, Anonymous Anônimo disse...

na minha lista de coisas a fazer em 2007 eu já coloquei doar sangue e fazer coleta seletiva :D enfim, vou fazer minha parte. e espero q mais gente faz tbm e assim "de grão em grão a galinha enche o papo" :)

 
Em 21/12/06 11:42, Blogger Sara disse...

apesar de tudo..
eu preciso dizer, que a pessoa que vos escreve agora, teve o enooorme prazer de conhecê-las.

Feliz natal e ano novo pra vocês.


x)

 
Em 22/12/06 07:54, Anonymous Anônimo disse...

Melhor do que acreditar em Papai Noel é a possibilidade de sermos um o ano todo, trazendo alegria, criando magias, realizando sonhos...Feliz por tê-las conhecido. Que 2007 seja um ano de 365 celebrações para vocês. Beijos.

 

Postar um comentário

<< Home