talvez minha vida seja assim

www.orquideavioleta.blogspot.com

7.1.07

Os mitos e suas influências no mundo moderno

Há milênios o homem constrói mitos. Explicações para fenômenos da natureza, surgimento da vida, a morte. Muitos mitos continuam visíveis no nosso dia-a-dia; alguns como fábulas para crianças (por exemplo, a cegonha que traz os bebês), alguns como verdades absolutas para adultos (vide livros religiosos). A importância dos mitos é indiscutível: eles ajudam a delinear códigos de conduta, papéis individuais, costumes e rituais de uma sociedade. Por tamanha relevância, é válido questionar: qual o lugar da mulher nos mitos?
.
Vamos voltar à primeira frase: "há milênios o homem constrói mitos". O homem, ser masculino. Foi um ser masculino que roubou o fogo de Zeus para com ele presentear a humanidade; foi a mulher, Pandora, que curiosa e volúvel abriu a caixa que disseminaria todos os males que iriam se tornar humanos. Foi Adão que, criado à imagem e semelhança de Deus, nomeou todos os seres vivos; foi Eva que, ao comer a maçã em sua desobediência lasciva, selou a expulsão do casal do Paraíso.
.
Em muitos outros mitos encontramos a figura da mulher passiva e complacente, à espera de seu príncipe encantado. Cinderela, Rapunzel, Bela Adormecida... podem não ser mitos do peso dos mitos gregos e judaico-cristãos, mas são influências inquestionáveis no desenvolvimento de qualquer garota em nossa cultura.
.
Crescemos em um mundo bombardeado por mitos que nos ensinam no que é ser mulher. A Barbie nos traz o ideal da "nova mulher do sec. XXI": bem-sucedida em seu emprego, na moda, casada, talvez com filhos e, de preferência, de cabelo liso e loiro. Para sempre feminina, conciliadora, seduzindo e enganando os homens. Será esse o papel da mulher - algo entre a mulher que espera o príncipe encantado e a que carrega a culpa pelos males do mundo? Teria a Cinderela imaginado que seria forçada a fazer jornada dupla?
.
Faz-se necessário questionar essas imagens e avaliar se elas são compatíveis com a nossa realidade. Cabe a nós reproduzir ou reciclar os mitos para que se adaptem ao que nós desejamos para o futuro. Quem sabe um dia as jovens mulheres poderão espelhar-se em mitos de mulheres fortes e guerreiras que desbravam seus caminhos sem precisar do príncipe encantado.



(Minha redação de vestibular, ontem)

Marcadores: ,

4 Comentários:

Em 7/1/07 14:23, Blogger Ana Arcanjo disse...

*orgulho!!*
ahhh muleke!
isso é que é redação!

*ela é minha amiga!!! minha!!!*

 
Em 7/1/07 19:10, Anonymous Anônimo disse...

Pois é né...
Passe no vestibular, fomr-se e continue sempre assim, ativista!
É de mulheres assim que o mundo está precisando, parabéns pela redação, simplesmente perfeita!

 
Em 8/1/07 00:34, Blogger Clarissa Felipe disse...

Gostei, gostei muito.
Uma redação coerente, bem contextualizada.

Beijinho.

 
Em 3/12/11 00:37, Anonymous Helo disse...

Viva Xena, mulher maravilha, mulher gavião, Endora ( a feiticeira, quem resolvia tudo era a Samantha!), Marion ( Indiana Jones), Fiona (shrek) e nós!

 

Postar um comentário

<< Home